domingo, 22 de abril de 2012

ARTISTAS NACIONAIS DA DÉCADA:

A cantora baiana Ivete Sangalo foi a grande vencedora da categoria "Artista Nacional da Década". Confira abaixo a lista do Top Music Brasil com os 10 artistas mais importantes, populares e bem-sucedidos dos anos 2000. 

 
ARTISTAS NACIONAIS DA DÉCADA:

1. IVETE SANGALO 
Nos anos 90, como vocalista da Banda Eva, Ivete Sangalo já era um sucesso, vendendo mais de 3, 78 milhões de discos. Em 1999, a cantora baiana iniciou sua bem-sucedida carreira solo, com a qual alcançou a marca de 7 milhões de discos vendidos. Atualmente, Ivete ocupa a posição 21 entre os artistas que mais venderam discos no Brasil em todos os tempos. De seu primeiro álbum solo, foi extraído o single "Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim", canção romântica que alavancou sua carreira. Com o decorrer dos anos 2000, a artista lançou vários álbuns, que geraram grandes hits nacionais como "Festa", "Sorte Grande", "A Lua Que Eu Te Dei", "Quando A Chuva Passar", "Flor do Reggae", "Berimbau Metalizado", "Deixo", e "Agora Eu Já Sei", entre vários outros. Na última década, Ivete Sangalo foi indicada diversas vezes ao Grammy Latino, ganhando o prêmio em 2005 na categoria "Melhor Álbum Brasileiro de Raízes/Música Regional". Também tornou-se a recordista do Prêmio Multishow de Música Brasileira, com um total de 9 vitórias, e ganhou 9 troféus na premiação dos "Melhores do Ano" da Globo, nas categorias "Melhor Cantora" e "Melhor Música". Em 2008, Ivete, que é conhecida internacionalmente, ganhou o título de "Maior vendedora de DVD's do mundo em 2007". A cantora também foi a vencedora do Prêmio Top Music Brasil 2008 na categoria "Melhor Artista Feminino Nacional", e é líder de melhores posições no Termômetro Pop, o ranking dos artistas mais populares no Brasil. [ASSISTIR VÍDEO]


2. MARISA MONTE 
Nos anos 2000, Marisa Monte recebeu várias indicações ao Grammy Latino, sendo três vezes vencedora na premiação. Ganhou vários Prêmio Multishow, 3 Prêmio Tim e 2 Video Music Brasil, entre outros prêmios nacionais e internacionais. Em 2000 seu hit "Amor I Love You" foi a música mais tocada do ano. Em 2002 e 2003 fez parte do bem-sucedido projeto Tribalistas, que gerou os grandes hits nacionais "Já Sei Namorar" e "Velha Infância". Em 2006 foi eleita pela Associação Paulista de Críticos de Arte a "Melhor Artista de 2006". Em 2009 a cantora atingiu a marca de 5,850 milhões de discos vendidos no Brasil. Marisa é considerada pela revista Rolling Stone a maior cantora do Brasil, posto antes ocupado por Elis Regina. Ela também é considerada a artista que mais influenciou cantoras que se lançaram a partir da década de 90 em diante.

 
3. ANA CAROLINA
Ana Carolina teve presença marcante na música brasileira durante toda a década. Desde 1999 até hoje lançou nove álbuns e cinco DVDs, vendendo cinco milhões de discos e gerando vários hits como "Garganta", "Quem De Nós Dois", "Encostar Na Tua", "Uma Louca Tempestade", "Pra Rua Me Levar" e "É Isso Aí". A cantora é vencedora de 4 Prêmio Multishow, 3 Troféu Imprensa e 1 Prêmio Tim de Música. Em 2009, a artista de MPB fez 10 anos de carreira, lançando o álbum N9ve, de onde foi extraído o single "Entreolhares (The Way You're Looking At Me)", vencedor do Prêmio Top Music Brasil 2009, como "Melhor Música Pop Nacional" e "Melhor Música de MPB". 


4. ROBERTO CARLOS
Roberto Carlos é o cantor brasileiro que mais vendeu discos, com mais de 120 milhões cópias no mundo inteiro. Na última década o "rei" continuou sendo um sucesso de vendas, lançando vários álbuns e DVDs, como "Pra Sempre Ao Vivo No Pacaembu" (2005), "Duetos" (2006), e "Roberto Carlos e Caetano Veloso e a música de Tom Jobim" (2008). Foi vencedor do Grammy Latino nos anos de 2005 e 2006. No dia 11 de julho de 2009, o cantor fez um show no Maracanã, Rio de Janeiro, em comemoração aos seus 50 anos de carreira.


5. ALEXANDRE PIRES
Após lançar sete discos e vender 10 milhões de cópias com o grupo Só Pra Contrariar, Alexandre Pires partiu para a carreira solo em 2001, com o álbum "É Por Amor", dedicado ao mercado internacional. Produzido por Emílio Estefan, o disco gravado em espanhol ganhou depois uma versão em português. A balada romântica "Usted Se Me Llevó La Vida" o consagrou como o mais novo intérprete nacional de sucesso. Em 2002, o álbum ganhou um Grammy na categoria "Engenharia de Som". No mesmo ano o cantor recebeu o prêmio de "Melhor Artista do Ano" em 2001, no Latin Music Awards. Alexandre Pires está entre os 20 artistas que mais venderam discos no Brasil em todos os tempos. 


6. PITTY
Pitty alcançou grande sucesso logo com seu primeiro álbum, "Admirável Chip Novo", de 2003, que vendeu mais de 370 mil cópias e gerou o hit "Máscara", entre outros. Com o segundo álbum, "Anacrônico", de 2005, continuou emplacando hit atrás de hit, e vendeu mais de 500 mil cópias. Pitty e seus músicos são os maiores vencedores da história do VMB, da MTV, com um total de 15 vitórias. A cantora foi eleita vocalista da "Banda dos Sonhos" na premiação durante três anos consecutivos (2005 a 2007). Recentemente, Pitty tornou-se a maior vencedora do Prêmio Top Music Brasil 2009, ganhando em 4 categorias, incluindo "Melhor Artista Nacional" e "Melhor Música Nacional", por "Me Adora". 


7. LEONARDO
Incluindo as vendas de sua antiga dupla, Leonardo está entre os 10 artistas que mais venderam discos no Brasil em todos os tempos. Sua carreira solo foi iniciada no ano de 1999 - após a morte de seu irmão, Leandro, no ano anterior -, e já gerou 14 álbuns, sendo 4 deles ao vivo. Alguns destes trabalhos renderam indicações ao Grammy Latino para o cantor. Entre os seus vários hits na década de 2000 estão "Deixaria Tudo", "Quero Colo", "Te Amo Demais", "Coração Bandido" e "Esse Alguém Sou Eu".


8. DANIEL
Com a morte de seu parceiro de dupla João Paulo em 1997, Daniel iniciu carreira solo no ano seguinte, tornando-se um dos maiores cantores do Brasil. Já lançou 18 álbuns de carreira solo - 15 nos anos 2000 - e 4 DVDs. Foi indicado como "Melhor Cantor" em todas as edições do Troféu Imprensa durante a década, e levou o prêmio em 2008. Nos "Melhores do Ano" na Globo foi premiado como "Melhor Cantor" em três anos consecutivos: 2002, 2003 e 2004. Alguns de seus sucessos nos últimos 10 anos são: "Vai Dar Samba", "Quando O Coração Se Apaixona" e "A Primeira Letra".
  

9. VANESSA DA MATA
A cantora Vanessa da Mata já lançou quatro álbuns. Todos na década de 2000. O primeiro, de 2002, gerou o sucesso "Não Me Deixe Só". O segundo, de 2004, gerou o hit "Ai, Ai, Ai...", que veio a se tornar a música nacional mais executada nas rádios brasileiras em 2006. O terceiro, de 2007, continha a canção "Boa Sorte/Good Luck", eleita a "Melhor Música Nacional" no Prêmio Top Music Brasil 2008. Vanessa da Mata também já ganhou três Prêmio Multishow e 1 Grammy Latino.



10. BELO
Com o início da última década, iniciou-se também a carreira solo de Belo. Seu CD "Desafio", de 2000, foi o primeiro de uma série de 10 álbuns, com milhões de cópias vendidas. Mesmo na época em que foi preso em 2002, o cantor conseguiu ser um dos artistas mais executados no país e ganhar disco de ouro pelo CD "Seu Fã Ao Vivo".




Nenhum comentário:

Postar um comentário