sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Matias Cardoso


Em 1954, Morrinho tem a sua igreja tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artítisco Nacional (ISPHAN) e muda de nome passando para Matias Cardoso em homenagem ao bandeirante e por ser o 1º deles a chegar aqui.

* Matias Cardoso era paulista, estudou em Colégio Jesuítas e em 1640 deixou sua terra natal junto com seu primo Manoel Francisco Toledo, vindo para as barrancas do São Francisco através das bandeiras sertanejas, com o objetivo de organizar as entradas das civilizações na disputa da região do São Francisco.

A região norte abrange uma área de 127.532 Km2, o que equivale a 21,89% do Estado de Minas Gerais, sendo composta por 53 municípios, dos quais nove foi recentemente emancipados pela Lei nº. 10.704192. A ocupação e o povoamento da região esteve intimamente ligada ao Rio São Francisco. Todavia, sua ocupação efetiva esteve vinculada à implantação de projetos governamentais de colonização agrícola nos anos 60, que objetivaram o incremento de seu potencial econômico e a melhoria de sua infra-estrutura básica. Como conseqüência, teve-se o desenvolvimento de parte de sua área e o incremento de sua população rural.

Entretanto, essa política não foi capaz de transformar a estrutura de ocupação demográfica dessa área. A região norte apresenta a menor densidade demográfica, situando-se na faixa de 10,66 hab/Km2 em relação a uma densidade média de 27,02 hab/Km2 no estado (IBGE, Censo Demográfico de 1991).

A partir da década de 70 percebe-se um declínio da população rural, o que evidencia movimentos migratórios para núcleos urbanos intra e inter-regionais. A migração interna ocorreu em decorrência da implantação de grandes empreendimentos e da expansão da indústria, ainda que de forma concentrada.

Matias Cardoso tem uma história muito rica em tradições, folclorismos, misticismo e cultura que correm o risco de se perder pelo seu quase meio milênio de anos de existência e nada se têm feito para preservá-los. Das Atrações históricas e naturais encontradas em Matias Cardoso estão a Igreja da Imaculada nossa Senhora da Conceição, podendo ser o único monumento em pé do estilo jesuítico no estado de Minas e que marca a 1º paróquia de Minas Gerais, a morro com suas belas grutas, alguns casarões, o cemitério de pedra, além do panorâmico, a belíssima paisagem natural formada pelas barrancas do São Francisco e do rio Verde Grande.

O município de Matias Cardoso foi emancipado através da Lei Estadual N.0 10.704192 e administrativamente instalado em 01-01-93. Seu território foi composto pelo desdobramento de parte do território de Manga. O município foi criado em 27 de abril de 1992 pela Lei n0 10.704/92.

Os principais aglomerados populacionais que compõe o município são: Lagedão, Lagedinho, Linha da Cruz, Praia, Lagoa Nova, Ilha da Ressaca Porto de Matias e Rio Verde Minas conhecida como Gado Bravo. Tendo uma população de acordo com o IBGE 2000, 8.587 Habitantes.

3 comentários:

  1. Oi Daniel.
    Citamos, como referencia, o seu blog.
    http://www.amoresnovelhochico.com.br/2012/09/13/a-pata-da-onca/

    Equipe Amores no Velho Chico

    ResponderExcluir
  2. a primeira foto nao e da cidade de Matias Cardoso.

    ResponderExcluir