quinta-feira, 26 de julho de 2012

Batman que ressurge

Oito anos após a morte de Harvey Dent, a cidade de Gotham City está pacificada e não precisa mais do Batman


A situação faz com que Bruce Wayne, a identidade secreta do homem morcego, se torne um sujeito recluso em sua mansão, convivendo apenas com o mordomo Alfred. Um dia, em meio a uma festa realizada na Mansão Wayne, uma das garçonetes contratadas rouba um colar de grande valor sentimental. Trata-se de Selina Kyle, uma esperta e habilidosa ladra que, apesar de flagrada por Bruce, consegue fugir. 


Curioso em descobrir quem é ela, Bruce retorna à caverna para usar os computadores que tanto lhe serviram quando vestia o manto do Homem-Morcego. Aos poucos começa a perceber indícios do surgimento de uma nova ameaça a Gotham City, personificada no brutamontes Bane. É o suficiente para que volte a ser o Batman, apesar dos problemas físicos decorrentes de suas atividades como super-herói ao longo dos anos. 


Este é o oitavo filme de Batman com atores. Os demais foram, pela ordem: Batman, o Homem-Morcego (1966), Batman (1989), Batman - O Retorno (1992), Batman Eternamente (1995), Batman & Robin (1997), Batman Begins (2005) e Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008). 


Com elenco notável, o filme também traz a direção de um dos mais conceituados diretores do cinema contemporâneo. E o novo Batman registra a quarta vez que o cineasta Christopher Nolan e o ator Christian Bale, o Batman) trabalham juntos. As anteriores foram Batman Begins (2005), O Grande Truque (2006) e Batman - O Cavaleiro das Trevas (2008). 


Mas o filme também registra outras dobradinhas interessantes, como a do veterano ator Michael Caine com o diretor Nolan: é o quinto filme deles juntos. 


BILHETERIA 


“Batman - O Cavaleiro das trevas ressurge” registrou uma grande bilheteria no final de semana de estreia, mas bem abaixo das previsões feitas por muitos em Hollywood, já que alguns frequentadores de cinema preferiram permanecer afastados depois de um tiroteio em uma sessão à meia noite que exibia o filme na sexta-feira. 


O filme arrecadou estimados 162 milhões de dólares em exibições até domingo nos EUA e no Canadá, segundo estimativas do estúdio de pessoas conhecedoras dos números. O valor ficou abaixo dos 173 milhões de dólares projetados no sábado baseando-se nas receitas de sexta-feira. 


“O Cavaleiro das trevas ressurge” era um dos filmes mais badalados do ano antes que um atirador abrisse fogo nos frequentadores de um cinema de Aurora, no Colorado, na sexta-feira, matando 12 e ferindo outras 58 pessoas. 


CASTING 


Estão no elenco nomes como Christian Bale, Gary Oldman, Tom Hardy, Joseph Gordon-Levitt, Anne Hathaway, Marion Cotillard, Morgan Freeman, Michael Caine e Matthew Modine, entre outros. 


O prestígio de Nolan junto aos atores confirmou-se em alta. “É ótimo ter alguém como Chris no comando. Ele é confiante, sabe o que quer e faz as coisas sem precisar de uma rede de segurança. Em alguns momentos eu perguntei a ele ‘Você tem certeza que não quer que eu faça de um jeito diferente? Posso fazer de um outro jeito. E se você quiser mudar as coisas na edição depois? Posso fazer essa cena de uns três ou quatro jeitos diferentes’, e ele me dizia apenas ‘Não. Eu sei o que eu quero. É exatamente isso o que eu preciso’. Ele é muito firme no que necessita”, disse Christian Bale. 


A francesa Marion Cotillard demonstrou empolgação ao falar sobre a importância do diretor para o longa. “É fácil trabalhar com ele. Além da técnica, ele também é muito bom com os atores”, disse. 


Já o cineasta, que esteve envolvido com as aventuras do Homem morcego por praticamente uma década, mostrou-se aliviado após finalizar o filme: “Não foi como dizer adeus à minha família, foi somente uma despedida de um filme. Não é tão ruim”, disse o cineasta. 



Livro explica onde está o Coringa em "Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge"



A novelização de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurgeoferece uma pequena resposta sobre uma questão que aflige os fãs: afinal, onde está o Coringadurante os eventos do filme?
Preso em O Cavaleiro das Trevas, o vilão não é mencionado no desfecho em respeito ao seu intérprete, Heath Ledger, que morreu meses antes da estreia do filme anterior. No romance que adapta O Cavaleiro das Trevas Ressurge, escrito por Greg Cox a partir do roteiro de Christopher e Jonathan Nolan, porém, ele é rapidamente citado:
"Agora que o Ato Dent tornou impossível aos criminosos de Gotham alegarem insanidade para se livrarem de suas penas, a prisão Blackgate substituiu o Asilo Arkham como a penitenciária para a qual são enviados os prisioneiros. Os piores dos piores são mandados para lá, exceto pelo Coringa, que, dizem os boatos, continua trancado no Arkham, como o seu último preso. Ou talvez ele tenha escapado. Ninguém sabe ao certo. Nem Selina."
É incerto, porém, se o diretor Christopher Nolan pretendia usar ou não essa informação no filme. Mas sabe-se que o Coringa teria papel fundamental no longa se Ledger não tivesse falecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário