terça-feira, 30 de outubro de 2012

Salve Jorge: Porque tanta polêmica?



A nova novela da Globo, “Salve Jorge”, vem sendo fortemente criticada,principalmente pelos evangélicos, nas mais diversas redes sociais existentes pela internet afora. Toda essa polêmica se deve ao fato de que, com base no nome dado à novela, os evangélicos mais radicais acham que a Globo vem querendo impor conteúdo espírita aos telespectadores, promovendo a adoração da entidade Ogun da Umbanda.
Uma outra questão colocada em pauta pelos telespectadores é a presença do lesbianismo na história da novela. A atriz Vera Fischer interpretará uma personagem que terá relações com outras mulheres. A novela terá também a participação da Thammy Gretchen, filha da cantora Gretchen, que é assumidamente lésbica e fará o papel de uma policial masculinizada.
Em resposta a todas as críticas feitas até agora, a Rede Globo afirma que a novela não terá muito a ver com a ligação ao santo, e sim com o mito do guerreiro presente em diversas culturas. “A novela não fala de São Jorge, fala do mito do guerreiro, figura existente em qualquer cultura, religiosa ou não. A única coisa que aparece de São Jorge é o fato de ele ser o padroeiro da cavalaria. É por isso que o personagem de Rodrigo Lombardi é devoto dele, pois pede proteção a cada ação. Com o decorrer da novela no ar isso ficará evidente para todos os grupos”, diz a nota. A autora Glória Perez tentou explicar, de forma bastante resumida, o enredo da novela em seu Twitter: “A fé nele [São Jorge] existe e vamos mostrar: a fé na força que temos para vencer os dragões que a vida nos reserva”.
Apesar da polêmica gerada nas redes sociais, não são todos os evangélicos que concordam com o boicote a novela. Muitos deles não vêem fundamento em tantas críticas. Leia abaixo a carta enviada a redação do Jornal O CIDADÃO pelo Pastor Neemias Lima, da Igreja Batista do Braga, em Cabo Frio, que trata sobre a novela:
Por que tanta polêmica com “Salve Jorge”?
Por: Pastor Neemias Lima
Redes sociais e comentários nas rodinhas fervilham em torno da mais recente novela global, “Salve Jorge”. Uma polêmica é levantada e declarações foram apresentadas, tipo: “Crente que é crente mesmo não vê a novela ‘Salve Jorge’… Você vai permitir que essa celebração espírita entre na sua casa?… Muitos crentes erigirão um altar a satanás com essa novela”. E por aí, vai.
Sinceramente, ver Salve Jorge, Avenida Brasil, Laços de Família e outras famosas não faz diferença alguma. E, também, muito rebuliço no início, depois tudo se acalma, e milhões de cristãos ligadinhos na telinha assim que o tempo passar e os responsáveis apimentarem o enredo com aquelas provocadas para o capítulo seguinte.
Afinal, é ou não pecado ver novela? E ainda mais “Salve Jorge?”. Minha resposta: não é pecado, assim como não é pecado ver jogo do Fluminense e de qualquer outro time, ir ao cinema ou fazer algumas atividades que alguns condenam. Os princípios que devem ser observados são: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus” – I Coríntios 10.23, 31. A essência do evangelho é a liberdade cristã, contrariamente ao aprisionamento provocado pelo diabo. Somos livres e devemos avaliar se o que fazemos nos edifica e aos outros e se é para a glória de Deus. Feito isso, bola pra frente, pra fazer ou não.
E tem mais: sou defensor de “Salve Jorge”. Afinal, são muitos, milhares de “Jorges” que precisam de salvação. E para eles Jesus foi à Cruz do Calvário. Por eles também, Jesus morreu. Por eles, os verdadeiros cristãos devem se interessar. Em vez de perderem tempo comentando nas redes ou rodinhas sobre a novela, deveriam pensar em quantos “Jorges” amigos seus estão precisando da salvação. Depois de orarem, falarem com eles sobre o assunto. Tenho certeza, seria a maior revolução a partir de uma novela.
Percebo que há dos cristãos muito investimento de tempo com novelas, jogos de futebol, filmes, Facebooks em detrimento de muito bem que poderia ser feito, como visitas a enfermos, atendimento a necessitados, frequência às celebrações da igreja e encontros de oração, comunhão nos pequenos grupos e várias outras atividades. Como lembrou John Piper, “uma das maiores utilidades do Twitter e do Facebook será provar no último dia que a falta de oração não era por falta de tempo”.
Jorge significa “aquele que trabalha na terra”. Há muitos trabalhadores na terra que precisam receber o trabalhador que veio a terra, mas era do céu, como diz Paulo: “O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção” – I Coríntios 15.47-50.
E Jesus quer levar todos os trabalhadores e até preguiçosos daqui pra lá: “Não se perturbe o coração de vocês. Creiam em Deus; creiam também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver” – João 14.1-3. É a mensagem que todos os “Jorges” precisam ouvir.
Salve Jorge!
E viva Glória Perez, uma das poucas autoras que ainda tem o pé firme na realidade, sem perder a fantasia que faz a vida ficar mais bonita!



Gloria Perez diz que boicote a "Salve Jorge" é "imbecil"

Gloria Perez comentou pela primeira vez o boicote anunciado por alguns evangélicos a sua novela, "Salve Jorge" (Globo).
Ao jornal "O Globo", a autora comentou que a ação é orquestrada por pessoas que têm outros interesses e apelam para a fé.
"Não vejo protesto de evangélicos, o que vejo são interesses comerciais apelando para o fundamentalismo", afirmou.
"E penso que, em casos assim, o pessoal da imprensa deveria seguir o sábio conselho do Millôr Fernandes: 'Não se deve ampliar a voz dos imbecis'", completou.
Gloria também disse estar feliz com os índices de audiência obtidos pelos primeiros capítulos da trama

Um comentário:

  1. Queridos,
    não enviei carta ao blog sobre o assunto. Escrevi uma crônica sobre o assunto com o título "Por que tanta polêmica com “Salve Jorge”?". Este texto foi distribuído para vários setores.
    Registro também que a parte "E viva Glória Perez, uma das poucas autoras que ainda tem o pé firme na realidade, sem perder a fantasia que faz a vida ficar mais bonita!" não faz parte do meu texto.
    Agradecido.
    Pr. Neemias Lima

    ResponderExcluir